Noite Cultural marca a abertura da FLIT na Estação Paraíso

PONTO DE VISTA DA PREFEITURA

Teve início no dia (10) a Feira Literária Internacional do Tocantins (FLIT) em Paraíso que durante três dias tem como objetivo proporcionar diversos momentos de aprendizagem e entretenimento literário e cultural. A primeira noite foi marcada com cultura, arte, poesia e música de qualidade. Estudantes, professores e comunidade paraisense lotaram a Praça da Igreja Matriz São José Operário. A programação se estende até amanhã (12) das 8hs ás 22hs, todas as programações musicais serão acessíveis a toda a população que se interessar sem limite de público e totalmente gratuitas.

A abertura oficial contou com a presença do Prefeito Municipal de Paraíso Paulo Tavares, Secretário Estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, Secretária Estadual da Agricultura Kátia Rocha, Secretário Estadual do Esporte e da Juventude Olintho Neto, a Prefeita de Barrolândia Leila Rocha, Deputado Estadual José Geraldo, a Diretora Regional de Ensino Meyrivane Teixeira, o poeta homenageado da Flit estação Paraíso Dorival Santiago, o Presidente do Conselho de Cultura Hélio Márcio, Presidente da Câmara de Vereadores Virgílio Azevedo, entre outras autoridades. Dando prosseguimento, as autoridades fizeram a formalização da abertura do evento, com o corte da fita inaugural, e logo em seguida uma visita a todos os espaços montados na Praça da Matriz até o auditório onde os estudantes deram show de arte durante a abertura do evento com um coral formado por 100 alunos das Escolas, Trajano Coelho Neto, CEM – Diaconízio Bezerra e Escola Estadual Regina Siqueira Campos, dirigido pelo Professor Willian Cavalcante.


Logo após as apresentações no auditório as autoridades fizeram seus pronunciamentos, começando pelo poeta homenageado Dorival Santiago que recitou um poema sobre as culturas da cidade de Paraíso, o Prefeito Paulo Tavares falou da importância da Flit para Paraíso, “Esta é uma oportunidade que proporciona crescimento intelectual para as famílias da região e a juventude. Abre novos horizontes para o mundo da literatura, e queremos poder contar com a Flit em nossa cidade não só este ano mais também nos próximos que virão”. Diz Tavares. Finalizando os pronunciamentos, o Secretário Estadual de Educação Danilo de Melo afirmou, “estamos percebendo nos municípios por onde a FLIT já passou a aceitação positiva da população, isso mostra que o projeto está dando certo”, comemorou o secretário.

Na oportunidade foram abertos oficialmente os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), que na regional reúne mais de 1000 atletas estudantes, totalizando 23 escolas da Regional de Paraíso, entre elas, a Escola Estadual Indígena Cumanã da Aldeia Indígena Carajá Fontoura da Ilha do Bananal. A competição teve início na última quarta-feira (9) e seguem até sábado (12). Na noite também se apresentaram os cordelistas Chico de Assis e Moreira Acopiara, a banda dos Fuzileiros Navais, e os cantores Juraíldes da Cruz, Mara Rita e Dorivã finalizando o dia de Abertura da FLIT. Este projeto é uma realização Governo do Tocantins através da Secretária Estadual de Educação, apoio Prefeitura Municipal de Paraíso, Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino.

Fonte: ASCOM / Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins

Sobre skywalker