Programação religiosa e cultural na Semana Santa em Paraíso

Todos os anos, Paraíso se destaca como opção de turismo religioso durante o período de celebração da Semana Santa. Como de costume, a cidade recebe fiéis que sobem a Serra do Estrondo como sinal de fé e promessa pelas graças alcançadas em suas vidas. A tradição teve início em 1960 quando Firmino Mendes, pioneiro em Paraíso, subiu a Serra do Estrondo carregando uma cruz feita por ele mesmo e, chegando ao ponto alto da serra, fincou a cruz num gesto de agradecimento eterno pela graça alcançada. A partir daí, outras pessoas passaram a fazer votos de promessas e terem a Serra do Estrondo como símbolo de sacrifício no dia em que se comemora a mais importante data do calendário cristão, a Sexta-feira da Paixão. A capela Santa Cruz que existe no alto da Serra foi construída no ano de 1978 como ponto de apoio e recepção aos peregrinos.

semana-santa-paraiso-2011

Este ano, a comunidade católica e a Prefeitura Municipal de Paraíso já estão nos preparativos e organização da programação cultural e religiosa envolvendo a Semana Santa. Antes mesmo do Carnaval, diversas equipes de trabalho à frente do evento já havia iniciado o cronograma de serviços e planejamento das ações consideradas essenciais ao bom desempenho da Semana Santa, tais como infraestrutura do local e produção de material para divulgação do evento. Esta semana. Grupos de teatro já estão reunindo para ensaios da Paixão e Morte de Cristo.

A Semana Santa acontece no período de 17 a 24 de Abril e em Paraíso o destaque é para a subida na Serra do Estrondo na quinta e sexta-feira da paixão.

A programação oficial do evento acontece nesta quinta-feira (17), a partir das 19h, no Centro Pastoral da Paróquia São José Operário, com presença do prefeito Paulo Tavares, representantes da igreja e comunidade local.

Fonte: ASCOM / Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins

Sobre skywalker