Saúde e vigilância sanitária iniciam curso de manipulação de alimentos

Teve início ontem (segunda-feira), 31, o Curso Básico em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos oferecido pela Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária. O Curso é gratuito e tem a duração de 20 horas/aula por turma inscrita. A idéia é que cada participante do curso, cuja manipulação de alimentos é a principal ferramenta de seu trabalho, enxergue sua missão de “não somente alimentar o homem, mas bem alimentar o homem”, devendo, portanto conhecer melhor o combate à contaminação por meio do aprendizado sobre técnicas de higiene básicas, entendendo como, onde e por que ela ocorre.

O Curso Básico em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos é voltado a todo estabelecimento que trabalha com a manipulação e comercialização de alimentos. Estão inseridos neste perfil ambulantes, empreendedores individuais, proprietários, gerentes e funcionários de açougues, restaurantes, churrascarias, padarias, lanchonetes e todo tipo de comércio do segmento alimentício.

Até o final do curso, devem passar pela capacitação um total de 180 pessoas. O curso é dividido em três módulos que incluem noções sobre higiene alimentar, higiene pessoal, intoxicação alimentar, armazenamento e descongelamento de alimentos, equipamentos utilizados nas áreas de manipulação e, claro, informações importantes sobre o armazenamento e descarte correto do lixo produzido. Faz parte do último módulo ainda uma compreensão sobre as Leis relativas aos alimentos e à higiene alimentar. Os encontros são diários, acontecem no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (1º andar) e as aulas ministradas por facilitadores da Vigilância Sanitária. Outras informações, pelo telefone 3904-1539.

Fonte:
ASCOM / Prefeitura de Paraíso

Sobre skywalker